top of page
Resistência
a
Antibióticos
Trabalho de Mariana Escudeiro, no âmbito da Tese de Mestrado em Bioquímica Clínica, para o Departamento de Química da Universidade de Aveiro, e em colaboração com o Serviço de Patologia Clínica do Centro Hospitalar do Baixo Vouga.
ESKAPE:
Bactérias patogénicas de elevada relevância clínica. Muitas vezes causadoras de infecções nosocomiais, potencialmente multi-resistentes aos antibióticos comuns, representam um desafio à prática clínica e ao desenvolvimento de novas substâncias antimicrobianas.
Trabalho de Daniela Ribeiro (aluna do Mestrado em Microbiologia da UA, em colaboração com o Serviço de Patologia Clínica do Centro Hospitalar do Baixo Vouga), Ana Mesquita, Adriana Ribeiro, Elmano Ramalheira e Sónia Ferreira, apresentado ao SciComPT 2021.
O uso excessivo e inadequado de antibióticos favoreceu um aumento exponencial da resistência bacteriana que enfrentamos nos dias de hoje em todo o mundo.
A situação tem vindo a agravar-se com a emergência de microrganismos multirresistentes que se tornam cada vez mais frequentes. Consequentemente, há infeções provocadas por estes microrganismos cujo tratamento se revela difícil ou mesmo impossível.
Considerando a severidade desta problemática é importante a consciencialização do público em geral para este tema, pois, na verdade, um cidadão informado torna-se um cidadão mais responsável e consciente na tomada de decisões.
bottom of page