© 2019 by AWISHE. Todos os direitos reservados.

DANS LE MONDE

Accueil

ICATE no 2º Encontro de História da Ciência e Ensino

O ICATE esteve representado no 2º Encontro de História da Ciência e Ensino, Universidade de Coimbra, Portugal. Inês Roxo fez uma comunicação oral intitulada: "ICATE: Um programa de sensibilização para o controlo de infeção através da educação"

Este foi o abstract apresentado:

 

ICATE: Um programa de sensibilização para o controlo de infeção através da educação

Inês Cravo-Roxo (1)*, Ana Santos-Carvalho (1), Angélica Carvalho (1), Patrícia Lourenço (1), Paulo Ferreira (1), Richard Marques (1), Rui Soares (1), Susana Alarico (1), Sónia Ferreira (1).

(1) AWISHE – Association for World Innovation in Science and Health Education

*awishe.pt@gmail.com

Assente na convicção de que inovar na educação de Ciência e Saúde trará enormes benefícios às comunidades, e com base em alguns dos Objetivos de Desenvolvimento do Milénio das Nações Unidas – ensino básico universal; combater VIH/SIDA, Malária e outras doenças; e criar plataformas de colaboração para o desenvolvimento – surge o ICATE (Infection Control Awareness Throught Education).

O ICATE é um programa de sensibilização para ao controlo de infeção através da educação, desenvolvido pela AWISHE (Association for World Innovation in Science and Health Education) uma associação privada sem fins lucrativos que pretende servir de alicerce a vários projetos em educação para a Ciência e Saúde.

O ICATE é um programa multidisciplinar, que une esforços na formação de professores em três temas fulcrais na saúde mundial: VIH/SIDA, Malária e Tuberculose.

Em 2016, o projecto ICATE foi implementado numa versão piloto, da qual constou a formação a quatro professoras do IPSB (Instituto de Promoção Social de Bustos) em VIH/SIDA. Nesta fase foram aferidos materiais didáticos (cadernos, folhetos, apresentações), que funcionam como ferramentas de acesso livre a professores e profissionais de saúde, formados pela equipa ICATE, os quais transmitem os seus conhecimentos aos alunos. Por sua vez, estes alunos levam os conhecimentos adquiridos à comunidade, aumentando exponencialmente o público abrangido.

Posteriormente, o programa foi implantado no Colégio Maria Auxiliadora, em Canoas, Brasil, a 80 professores dos estados do Rio Grande do Sul e São Paulo. Os professores receberam formação nos três temas, implementando-os nas suas escolas durante o ano letivo seguinte

Nasceram, assim, Comunidades de Aprendizagem Colaborativa, que promovem o acesso generalizado à informação nestes temas, estabelecendo a ponte entre instituições de ensino e a comunidade.

Keywords: Comunicação de Ciência; Educação não formal; VIH/SIDA, Malária e Tuberculose; Comunidades de Aprendizagem Colaborativa.

Com base em três temas principais – HIV, tuberculose e malária – o I Encontro Nacional de Treinamento de Formação de Professores e Tutores de Comunidades de Aprendizagem Colaborativa aconteceu na última semana, no Colégio Maria Auxiliadora, em Canoas

Smed no I Encontro Nacional de Formação de Professores de Comunidades de Aprendizagem Colaborativa

Com base em três temas principais - HIV, tuberculose e malária - o I Encontro Nacional de Treinamento de Formação de Professores e Tutores de Comunidades de Aprendizagem Colaborativa acontece a partir desta segunda-feira (6), até a próxima quinta-feira (9), no Colégio Maria Auxiliadora, em Canoas.

Secretaria de Educação de Capão do Leão participa de encontro em Canoas

A Secretaria Municipal de Educação de Capão do Leão participou do I Encontro Nacional de Treinamento de Formação de Professores e Tutores de Comunidades de Aprendizagem Colaborativa que aconteceu entre os dias 6 e 10 de junho no Colégio Maria Auxiliadora, em Canos. O evento teve como objetivo o desenvolvimento de Comunidades de Aprendizagem Colaborativa (CAC), através dos intercâmbios com estes Institutos e a formação de professores que atuam nas escolas/comunidades. Os ministrantes deste encontro foram cientistas e professores pesquisadores do Instituto de Educação e Cidadania – IEC e do Infection Control Awareness Through Education – ICATE, ambos de Portugal.

Please reload

  • Facebook Social Icon