© 2019 by AWISHE. Todos os direitos reservados.

Sobre | About 

PEMI v17 copy.png
Voltar | Back

O Projeto de Estímulo à Mobilidade de Ideias (Projeto da Escola da Mãe da Inês, PEMI) é um projeto educacional desenvolvido pela Association for World Innovation in Science and Health Education (AWISHE), e é impulsionado pelo princípio fundamental desta associação: a consciencialização para assuntos de Ciência e Saúde através da Educação. O projeto, a ser implementado em escolas do ensino básico e secundário, dinamiza palestras de carácter científico, e atividades práticas com elas relacionadas, com particular ênfase na Saúde, individual e comunitária.

Para cumprir o objetivo do projeto, fazem parte da equipa cientistas de diversas áreas, como Microbiologia, Antropologia, Medicina, Neurociências, entre outras, com o propósito comum de levar às escolas conhecimento científico acessível, embora rigoroso, e versátil, enquanto divertido.

Na génese do projeto esteve a necessidade de preencher um vazio de recursos alternativos para uma turma de alunos em risco de abandono escolar, com um Percurso Curricular Alternativo. Nesta situação, estão alunos sem expectativas de futuro, com interesses paralelos à escola, e que, por isso, necessitam de formação para o exercício da cidadania após a escolaridade obrigatória, tornando-os cidadãos informados, responsáveis, e intervenientes na sociedade.

A estes alunos é pedido que frequentem disciplinas de carácter obrigatório, mas com foco no mundo exterior. Assim, para além da componente estrutural (Português e Matemática) e das ofertas de escola na componente vocacional (jardinagem, serviço de mesa, organização de eventos, restauro e imagem), é ainda proposta a disciplina “Saúde e Ambiente” no contexto das ciências, onde se integra o PEMI, e onde se pretende sensibilizar os alunos para a importância de evitar comportamentos de risco, e assumir ações que levem a uma boa qualidade de vida, individual e comunitária.

Para além da aplicação em turmas de ensino não regular, o PEMI constitui também um complemento ao currículo regular tradicionalmente aplicado, promovendo uma perspetiva diferenciada e atrativa dos diversos temas abordados, bem como atividades lúdicas que consolidam o conhecimento adquirido.

Dentro das diferentes áreas que este projeto leva às escolas, é possível abordarem-se temas de interesse aos jovens em idade escolar de um ponto de vista prático, com especial ênfase em comportamentos e ações que podem ser apreendidos e facilmente replicados, para que todos quantos os recebam passem a fazer parte de uma comunidade consciente e pró-ativa.

Para além da equipa da AWISHE, são intervenientes neste projeto investigadores e médicos que irão entregar conhecimentos e práticas de uma forma interativa, favorecendo a ligação entre a hipótese científica e o mundo que os rodeia, e, espera-se, incutir nos recetores o interesse e ambição de, futuramente, ter uma participação ativa no combate aos problemas abordados.